Comendas Marechal Floriano Peixoto - Salvador 2015

03:48 Movimento Literarte em Salvador 8 Comments

Armandinho Macêdo (Bahia) 


Foto: Lara Lins 


Em 2009, Armandinho completou 45 anos dedicados a musica instrumental brasileira. Foi em 1964, com 10 anos de idade ele deu seus primeiros passos musicais, puxando o Trio Elétrico mirim que seu pai, Osmar, inventor do trio elétrico juntamente com Dodô, fez especialmente para ele.

Armandinho começou o ano de 2010 com o Projeto Armandinho Convida no Pelô, onde realizou 10 apresentações, sempre recebendo convidados a estréia foi no dia 13 de janeiro de 2010 e teve como convidado o cantor Durval Lelys, basta dizer que 1.000 ingressos se esgotaram em menos de 4 horas. 2010 foi um ano comemorativo para o Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar, que comemorou os 60 anos do Trio elétrico Dodô e Osmar, com diversas homenagens e shows durante o carnaval de Salvador e pelo Brasil e em seguida estendendo essa comemoração para os EUA (San Jose, Los Angeles, San Diego, Seattle) e Canadá. Alem das apresentações com o Trio Elétrico, Armandinho realizou em 2010 mais de 50 shows pelo Brasil, África e Europa, alem de ter seu disco AfroBossaNova ao lado do maestro Paulo Moura indicado ao Grammy Latino 2010, na categoria Melhor Álbum Instrumental.


Vice- Prefeita Célia Sacramento ( Bahia) 



De pais baianos, nasceu em São Paulo no dia 03 de julho do ano de 1967. Reside em Salvador desde os seis anos de idade. Morou nos bairros do Parque São Cristóvão e Praia Grande que fica no Subúrbio Ferroviário. Estudante de Escola Pública, aos 15 anos já era militante do Movimento Social, atuava com sua mãe e vizinhos, na Associação de moradores do bairro. Graduada em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairú e em Direito pela FACET, Mestre em Controladoria e Contabilidade pela USP (2001) e Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC (2005). Especialista em Auditoria, Perícia e Consultoria Tributária pela Fundação Visconde de Cairú e Especialista em Direito Eleitoral pela Fundação César Montes. Professora Adjunta da UEFS e da UFBA. Conselheira e Superintendente do CRC-BA. Hoje é a primeira Vice-Prefeita Negra eleita (2013-2016) da Cidade de Salvador.



 Comodoro Francisco Gondar    ( Rio de Janeiro) 





Francisco Cesar Monteiro Gondar Capitão de Longo Curso (Comodoro) da Marinha Mercante Brasileira. Poeta, Contista, Compositor. Acadêmico Emerito da Academia Brasileira de Medalhística  Militar,  Membro efetivo da Academia de Letras do Rio de Janeiro, cadeira de número  09 (nove) Nilo de  Freitas Bruzzi e Vice-Presidente de Honra da  Divine Academia Francesa de Artes, Letras e Cultura.  Sócio-correspondente da Associação dos Diplomados da Academia Brasileira de Letras. Membro efetivo  da Academia de Letras e Artes de Paranapuã  ( ALAP )   Titular da cadeira de numero 21 ( Rui Barbosa )  Membro da Academia de Artes e Letras de Valparaizo. Pertence ao Corpo Diplomático Mundial de Segurança e Paz, Comendador Humanitário da Paz e Embaixador Humanitário da Paz do WPO: Word Parlament Of Security and Peace.

  João Jorge ( Bahia) 



Advogado e Mestre em Direito Público, João Jorge é Presidente  do Olodum, o maior bloco- afro do Carnaval da Bahia, João Jorge que é reconhecido nacional e internacionalmente idealizou o  Projeto Escola Criativa criado no Pelourinho, da preservação da identidade negra e dos desafios e lutas por políticas públicas, de educação e de trabalho para os negros.

Luislinda Valois ( Bahia) 


O título de primeira mulher negra a se tornar juíza no Brasil é apenas um dos que a magistrada baiana Luislinda Dias de Valois Santos somou ao longo de sua carreira no Judiciário.
Aos 68 anos de idade, 26 anos de magistratura e 51 anos  de serviço público, inclusive na área federal, como procuradora autárquica, Luislinda já foi homenageada e premiada em diversas esferas públicas e entidades no País e no exterior pelos projetos de inclusão e acesso à Justiça desenvolvidos nas comarcas por onde passou - e foram 11, além da atual, na capital do estado, Salvador.
Consciente de que é parâmetro de sucesso para a raça negra, defende o sistema de cotas (mas não indefinidamente), acredita que a Lei contra o Racismo ainda não é muito bem utilizada e afirma que o preconceito existe, sim, no Brasil, apesar das tentativas de se esconder isso. "Quem quiser saber o que é ser negro, fique negro por apenas 24 horas" é sua máxima para quem duvida de que exista discriminação racial no País.






Ana Elizandra ( Maranhão) 



Ana Elizandra Gomes Ribeiro é de Santa Luzia, Maranhão. Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa no Ensino Médio. É formada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão com especialização em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade de Santa Fé.
Tem participação em várias antologias lançadas no Brasil e em diversos outros países, além de já ter publicado livros solos e um dueto poético com o poeta Gil Betto Barros.
Ao longo de sua trajetória recebeu também alguns prêmios de literatura.





Nalva Dias ( Sergipe) 
Nasceu na cidade de Lagarto, em Sergipe, no dia 29/11/1952. Filha do Senhor Elias José e da Senhora Maria Pureza. Empresaria, missionária e escritora. Graduada em Administração de Empresas, PHD em Filosofia e Teologia pela Faculdade São Luís – Aracaju – SE. Em teologia, Missionaria Evangélica deste 1997 é Sócia Proprietária da L&E Indústria e Comércio Ltda. Localizada na Cidade de Lagarto – Sergipe.  E da Uniforme Gourmet. Loja 02. É benfeitora com doação de medicamento para o Hospital do Câncer e participa do projeto de eco sustentabilidade com a fabricação roupas infantis a instituição   e casa de apoio.  

                 Dra Silvia Cerqueira 



Nascida em Salvador, no dia 14 de junho, Dra. Silvia Cerqueira cursou a faculdade de Direito na Universidade Católica do Salvador, com especialização em Direito Processual Civil na Universidade Federal da Bahia e em Direitos Humanos e Direito Constitucional para o Afrodescendente na Universidade do Estado da Bahia.


Advogada militante há 33 anos, Sílvia atualmente é Presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade do Conselho Federal da OAB, Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Membro do Conselho Municipal da Mulher de Salvador e do FIEMA - Fundo de Inclusão Educacional das Mulheres Afrodescendentes.




Ester Sanches-Naek





Ester Sanches-Naek é natural de Belo Horizonte, MG. Foi atleta de atletismo e por 13 anos recordista mineira. Possuiu diversos negócios no Brasil e nos Estados Unidos fundou inúmeras instituiçoes filantrópicas. Foi proprietária da franquia de cosméticos Vita Derm e da quadra esportiva “Quadra do Pereira,” ambos em Belo Horizonte, MG. É Presidente/Fundadora do Centro Cultural e Comunitário Brasileiro de Hartford, Inc. e da Associação dos Amigos Apaixonados por Alvinopolis (A.A.A.A.); duas organizaçoes non-governamentais que ajudam pessoas carentes e várias instituições tais como hospitais, orfanatos, asilos, A.P.A.E's e creches nos EUA e no Brasil.
Ela é tradutora oficial de Português - Inglês, Notário Público, Capelã e a única Juíza de Paz Brasileira nos Estados Unidos. É Bacharel em Fonoaudiologia e Espanhol pela Universidade de CT, fez especialização em Sotaques na Universidade de Boston e Mestrado em Desenvolvimento Econômico de Comunidades na Universidade de Southern New Hampshire. Ester é a das idealistas pela a abertura do Consulado Americano em Belo Horizonte, é casada com o empresário Rashid Hamid e mae de Abdul Hamid Naek de 15 anos. Ela é especialista em Grant Writting e Consultora em Etiqueta e Protocolo Internacional.

Carla Bahia Brito ( Presidente do Centro Cultural casa de Jorge Amado em Buenos Aires)




Juçara Valverde 



JUÇARA VALVERDE - Juçara Regina Viégas Valverde, 29/05/48, gaúcha de Cruz Alta, residente no Rio de Janeiro; pintora, escultora e médica no HUPE UERJ e do Hospital dos Servidores do Estado/ MS; Mestre em Endocrinologia FCM UERJ. Coordenadora da Semana das Artes nos Hospitais, de Humanização em Saúde e Cultural do Centro de Estudos do HSE MS; membro da APPERJ; Coordenadora e Apresentadora de Poesia "Poesia na Amendoeira/HSE MS" e do I Concurso de Poesia do CEA HSE MS-2006. Menção Honrosa, Agosto/ 06, 8º Lugar na categoria Poesia Livre no 5º Concurso Nacional "Nelson Fachinelli" de Efeméride, Casa do Poeta Riograndense - Porto Alegre/ RS; "Mordaça", outubro/ 06, Menção Honrosa na categoria Poesia Livre no XVII Concurso Nacional de Poesia da ALAP/2006 - Academia de Letras e Artes de Paranapuã/RJ; "Corpo desconhecido", novembro/06, 2° Lugar, no Concurso de Poesia da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - Regional do Rio de Janeiro - 2006; "Remissão", poema classificado no Concurso de Poesia Francisco Igreja/ APPERJ, agosto/06. Participação no "XIV Congresso de Poesia de Bento Gonçalves/ RS" e nas Coletâneas: "Poesia nos Arcos", "Poesia Simplesmente", "Clube Literário do Forte De Copacabana", "Casa do Poeta Riograndense", "ALAP", "Revista Literária Plural /APPERJ", "Perfil/ APPERJ", "Agenda da APPERJ". Participação na Antologia on-line “Saciedade dos Poetas Vivos”- Memórias-2006. Participações em 2007 nos eventos “Poetas sem Fronteiras” AABB, “Fórum de Poesia UFRJ - Campus universitário, Faculdade de Literatura; FLIP - Roda de Poesia”. Publicações: “Espírito do Tempo” livro de Poesia publicado em maio de 2007, Coletânea do I Concurso de Poesia do CEA HSE MS 2006, julho de 2007.








Ten.Cel. Oliveira - (Salvador) 



O Tenente-Coronel de Infantaria Agnaldo Oliveira Santos, nascido em 03 de julho de 1971, em Salvador-BA, estudou no Colégio Militar de Salvador e incorporou às fileiras do Exército em 1988, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. No prosseguimento de sua formação militar, cursou a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), concluindo em 1992 o Curso de Oficiais de Infantaria e de Bacharel em Ciências Militares. Por obter a 1ª colcação no Curso e pelo seu desempenho escolar, foi condecorado com a Medalhas Marechal Hermes e com a Medalha Caxias, além de honrarias estrangeiras.
Participou de missões de paz da ONU no Chipre, por 7 meses, e  no Haiti, por 1 ano.
Possui as titulações de mestre em operações militares e de especialista em Ciências militares e em bases geo-históricas para formulação estratégica.
Ao longo de sua carreira militar, exerceu a função de instrutor na AMAN e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e realizou os seguintes cursos e estágios: Curso de Comando e Estado-Maior, Curso Básico Páraquedista, Estágio de Escalador Militar; Estágio de adaptação à Selva e diversos cursos ligados a missões de paz, no Peace Operations Training Institute, da ONU.

Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação da ECEME, em 2013, e assumiu o comando do 19º Batalhão de Caçadores – “Batalhão Pirajá”, em Salvador-BA, em 09 Jan 2014, função que exerce até o presente.
Major Nadja Mendonça (Salvador) 





A Major NADJA de Assis Mendonça, nasceu  em 2 de abril de 1972, em Salvador-Bahia, é Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, incorporou às fileiras do Exército em 1998, na antiga Escola de Administração do Exército (EsAEx) atual Escola
de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), em Salvador.
Como oficial do Exército, serviu no Comando Militar do Oeste, em Campo Grande-MS, no Comando do 1º Grupamento de Engenharia, em João Pessoa-PB, e atualmente
é Oficial de Comunicação Social da EsFCEx/CMS.
A Major NADJA é especialista em Estudo de Política e Estratégia, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, especialista em Docência do Ensino Superior, pela UNIJORGE
e especialista em Gestão de Projetos, pela Escola de Instrução Especializada do Exército (EsIE).

Sargento Adelmo Veloso ( Salvador) 




Adelmo Gomes Veloso Rocha, nascido aos 22 de maio de 1986, natural de Petrolândia - PE. Ingressou nas fileiras do Exército em 24 de Julho de 2006 e atualmente vive na cidade de Salvador - BA. Formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvi- mento de Sistemas pela Unigran - MS, desenha desde que aprendeu a segurar o lápis. Sempre gostou de ler e criar suas próprias histórias em quadrinhos.
Quando saiu de casa para ser sargento do Exército, passou por diversas cidades, entre elas a de Nioaque - MS, onde conheceu a sua então esposa Ana Paula G. Pereira Veloso.

Capitão de Fragata Pedro A Bittencourt Heine Filho (BRASÍLIA) 




Nascido em 12/SET/1971, em Paulo Afonso, BA, o Capitão-de-Fragata Pedro Augusto Bittencourt Heine Filho é casado com a Srª Ângela E. F. Poggio Heine e possui dois filhos, Alexandre e Arthur. Ingressou na carreira militar em 1981, no Colégio Militar do Recife, e passou a integrar a Marinha do Brasil em 1986, como aluno do Colégio Naval, em Angra dos Reis, RJ. Após encerrar o curso de Graduação em Ciências Navais, na Escola Naval, em 1993, foi promovido a Segundo-Tenente e serviu nas seguintes Organizações Militares: Navio-Varredor “Abrolhos” e Navio-Varredor “Albardão” (Comandante), em Salvador, BA; Navios-Patrulha “Graúna” e “Guaíba”, em Natal, RN; Comando do 6º Distrito Naval, em Ladário, MS; Navio-Patrulha Fluvial “Pedro Teixeira” (Comandante), em Manaus, AM; Aviso de Instrução “Guarda-Marinha Brito”, Diretoria-Geral do Material da Marinha, Comando da 2ª Divisão da Esquadra, Fragata “Greenhalgh”, Navio-Escola “Brasil” e Gabinete do Comandante da Marinha, no Rio de Janeiro, RJ; e Comissão Naval Brasileira em Washington, DC, EUA. Atualmente, serve no Gabinete do Comandante da Marinha, em Brasília, DF.






Major de Infantaria Eduardo José Costa Pitangueira, nascido em 23 de janeiro de 1979em Salvador-BA, incorporou às fileiras do Exército em 1997, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Cursou a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), concluindo em 2001 o Curso de Oficiais de Infantaria e de Bacharel em Ciências Militares.   
Ao longo de sua carreira militar teve a oportunidade de comandar o 6º Pelotão Especial de Fronteira – Pari Cachoeira/AM e Destacamento de Ações de Comandos – Goiânia/GO.   
Exerceu a função de instrutor do Nucleo de Sub Unidade Escolar, embrião do atual Centro de Instrução de Operações na Caatinga, do Centro de Instrução de Operações Especiais no Rio de Janeiro   
Realizou os seguintes cursos e estágios: Curso Básico Paraquedista, Curso de Ações de Comandos, Curso de Forças Especiais e diversos estágios.  
Participou da missão de paz da ONU no Haiti, integrando o 9º contingente brasileiro e das Operações Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014.  
Atualmente é o Comandante da Companhia de Alunos do Curso de Formação de Oficiais da Escola de Formação Complementar do Exército em Salvador/BA.  

BA.  

Major Alfredo Heine - Salvador 






Mestrado em Metrologia (Ciência das Medições) na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – Pós-Graduação em Engenharia de Armamento no Instituto Militar de Engenharia (IME) no Rio de Janeiro, também. – Engenharia Mecânica na Universidade Federal da Bahia – Hipnoterapia Ericksoniana pelo Metaforum International – Academy for Competente Development, da Alemanha, mas que ministrou curso no Brasil, em Mendes-RJ. – Curso Básico de Hipnose e Auto-Hipnose no Instituto de Neurolinguística Aplicada no Rio de Janeiro (2 vezes como aluno e + 1 como Monitor)

Ten Cel - Ladislau Lima 


Tenente Coronel Ladislau Boaventura Lima, nascido em Salvador, BA, no dia 12 de abril de 1967, formou-se oficial de Infantaria do Exército Brasileiro na Academia Militar das Agulhas Negras. É paraquedista militar. Frequentou o Curso de Aperfeiçoamento da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e o Curso de Altos Estudos Militares na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Serviu em Salvador, BA; Manaus, AM; Rio de Janeiro, RJ; Petrolina, PE e Cascavel, PR. Atualmente reside em Salvador, BA, e serve no Quartel General do Comando da 6ª Região Militar, onde exerce a função de Chefe da 4ª Seção do Estado-Maior (Logística Operacional). É casado com a Sra Jacinta Figueiredo Lima com quem possui dois filhos, Juliana e Carlos Henrique
Cel. Renato Okamoto 


Renato Massayuki Okamoto é Coronel do Quadro de Engenheiros Militares. Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de possuir outras especializações e cursos, militares e civis.
Foi pesquisador no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento e no Centro Tecnológico do Exército e assessor em ciência e tecnologia do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.
Atualmente é o Chefe do 51º Centro de Telemática, organização militar de Tecnologia da Informação e Comunicações responsável por supervisionar, operar e manter sistemas de TIC no âmbito dos estados da Bahia e de Sergipe.

Capitão Armando Severo 






Nascido em 04 de janeiro de 1972, é natural da cidade de Salvador-BA, filho de ARMANDO SEVERO ALVES e VALDETE CONCEIÇÃO ALVES.
Incorporou às fileiras do Exército Brasileiro em 1992, no então 3º Batalhão de Comunicações do Exército, onde realizou o Curso de Formação de Sargentos da Arma de Comunicações. Em 1997, realizou o Curso de Especialização em Radiotelegrafia, e já no ano de 2000, o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da Arma de Comunicações, ambos na Escola de Comunicações.
Fruto da sua formação acadêmica em Tecnologia de Processamento de Dados e Pós-Graduação em Segurança e Redes de Computadores, ambas pela Faculdade Ruy Barbosa, foi aprovado no Concurso de Admissão ao Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar – Especialidade Informática – no ano de 2004, vindo a realizar o referido curso no ano seguinte, na Escola de Formação Complementar do Exército, tornando-se Oficial do Exército Brasileiro.
Dentre as principais funções que desempenhou, destacam-se: Oficial de Informática do Estado Maior Especial do 2º Batalhão Brasileiro de Infantaria de Força de Paz - 13º Contingente – no período de agosto/2010 a fevereiro/2011, durante a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti; Assessor de Tecnologia da Informação do Comando da 16ª Brigada de Infantaria de Selva nos biênios 2006/2007 e 2013/2014, oportunidades em que pode participar de Operações na área de fronteira BRASIL-COLÔMBIA como nas Operações Ágata VII e VIII; e Adjunto da Divisão de Tecnologia da Informação do Comando da 6ª Região Militar (2008-2012).
Atualmente, o Cap ARMANDO é o Chefe da Divisão de Operação do 51º Centro de Telemática.
Possui as seguintes condecorações: Medalha Militar de Prata, Medalha de Serviço Amazônico e a Medalha de Serviço das Nações Unidas MINUSTAH HAITI.
General Moura- Salvador


Gel. Artur Costa Moura que nasceu em Jequié, é  filho da Srª Noelia Costa Moura e do Sr. Manoel Moura ele foi gerente da agencia do banco Econômico em Jequié. Com uma carreira brilhante nas forças armadas o general de brigada Artur Costa Moura foi promovido em novembro de 2013 e no inicio de 2014 assumiu o comando da 6ª Região Militar. Passou por várias unidades do exercito a exemplo do Amazonas e Brasilia ele participou recentemente da operação que foi elaborada para segurança da Copa do Mundo de Futebol no Brasil.

8 comentários:

  1. Mais uma vez - e com a graça de Deus - ficarei muito feliz por abraçar os meus iguais literários e por receber, com eles, mais uma comenda expedida pela Associação Intenacional de Escritores e Artistas, Literarte, cujo sucesso tenho acompanhado e dele participado durante algum expressivo tempo sempre marcado pela fraternidade de todos que comungam, conosco, dessa reciprocidade que nos torna, mais do que nunca, irmãos. Muito obrigado a todos - e em especial à Produtora Cultural Izabelle Valadares - pelo trabalho que realiza com tanta sensibilidade e talento. Luiz Poeta - Luiz Gilberto de Barros - Presidente da Academia Pan-Americana de Letras e Artes e Membro e Conselheiro da Literarte..

    ResponderExcluir
  2. Neste dia, todos os poetas virtuais se tornarão reais.Parabéns Bahia.

    ResponderExcluir
  3. Registro meus cumprimentos pela beleza deste trabalho cultural do qual tive notícias através de meu novo amigo José Nascimento de Brito, a quem parabenizo pela riqueza da obra com que fui presenteada. E cá também encontro outro amigo, o grande Luiz Poeta, parceiro de tantas obras das quais muito me orgulho. Meu abraço e meus aplausos.

    ResponderExcluir
  4. que bonito lugar, es una pena que no pueda estar presente,, y un honor ser parte de la esta asociación de escritores y artistas de Literarte, gracias Izabelle,,,

    ResponderExcluir
  5. Estou encantada pela organização do evento. Para nós, poetas de coração, acredito que será um dia inesquecível e de grande honra. Fazer parte do mesmo imprime um sentimento indizível de contentamento.

    ResponderExcluir
  6. Se precisar de uma foto ao site. Tenho recente em www.pazdornelles.blogspot.com.br/p/bibliografia-do-poeta.html

    ResponderExcluir