Prêmio Liberdade de Expressão 2015

06:12 Movimento Literarte em Salvador 0 Comments

Prêmio Liberdade de Expressão 

Mídias Homenageadas (Confirmadas)

TVE Bahia 

Band RJ 


Jornal A Tarde 


Portal Teixeira News 


Image and video hosting by TinyPic

Portal Jorge Guedes




Músicos Confirmados 


Cantores do Olodum

Narcizinho, Lazzinho, Sátyra e Matheus Vidal 




Banda Olodum
Criada em 1987, a Banda Olodum estreou no mercado musical com o álbum Egito Madagascar, disco consagrado pelo sucesso da musica "Faraó". O grupo possui no currículo vinte e cinco CD's e LP's gravados, sendo onze nacionais e quatorze internacionais com mais de cinco milhões de copias vendidas.

Alem de shows no Brasil, a banda atua no mercado internacional, em parceria com grandes astros da musica e tornou-se famosa por conquistar platéias exigentes e numerosas com seu contagiante samba-reggae, como vista no espetáculo com Paul Simon no Central Park (EUA), media de 750 mil pessoas e no carnaval de Notting Hill Gate, na lnglaterra (mais de 2 milhões de pessoas presentes). Muitas personalidades da musica mundial como Michael Jackson, Jimmy Cliff, Ziggy Marley, Alpha Blondy, Matisyahu (EUA), Yossur Noddour (Senegal), Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Daniela Mercury, Luiz Melodia, Rapin'Hood entre outros se identificaram com o grupo e tiveram a oportunidade de conhecer o samba-reggae, criado pelo Maestro Neguinho do Samba. As canções escolhidas para compor o setlist dos espetáculo sugerem um passeio pela carreira da banda. Clássicos como "Faraó", "Protesto Olodum", "Rosa", "Dogons", "Requebra" e "Avisa Ia" são algumas das musicas que fazem parte do repertorio.



André Macedo 



Os quarenta anos passados em cima do Trio Elétrico Dodô & Osmar, deram a André Macedo uma grande experiência como cantor. Quarto filho da família musical liderada pelo saudoso pai, Osmar Macêdo, inventor do Trio Elétrico (juntamente com seu amigo Dodô), fenômeno do carnaval baiano, cresceu André, em clima de carnaval, ao lado de seus irmãos Armandinho, Betinho e Aroldo, todos apaixonados pela música e pelo trio elétrico. Em 1973, a família Macedo, aliado a Moraes Moreira, parte para a gravação do primeiro disco no sul do País e batizam a banda com o nome de "Trio Elétrico Dodô & Osmar" em homenagem aos seus criadores. A partir  de 1980, André, passa a ser o cantor do Trio Eletrico Dodô e Osmar. Foram 17 discos gravados pela banda, com grandes sucessos que até hoje fazem a cabeça da galera, como Chame Gente, que se tornou um hino do carnaval baiano.


Tatau (Araketu)




Nascido em Salvador, no bairro do Tororó, Tatau começou a cantar ainda pequeno, aos 14 anos e compondo músicas aos 16. Ainda trabalhou como percussionista. Participou de um festival, promovido pelo grupo Olodum, na qual saiu vencedor com a música de sua autoria, "Protesto Olodum", esta que serviria para ser o sucesso mais conhecido do Olodum. Aos 18 anos, iniciou-se a sua carreira profissional ao integrar a banda Araketu (que estava em processo de formação), na qual começaria a lançar grandes sucessos como "Araketu é Bom Demais"; "Ô Meu Pai"; "Araketu é Dez"; "Festa na Cidade"; "Pipoca" e "Mal Acostumada". Além de compor músicas como "Futuro Prometido" e "O que Tinha que Dar" (ambos sendo gravadas pelo grupo Sorriso Maroto); "Balanço do Camaleão" (gravado pelo Chiclete com Banana); "Hora Agá" (gravado por Ivete Sangalo, ná época em que estava na Banda Eva); "Loirinha" (gravado pelo grupo É o Tchan!); "Sonho Real" (gravado por Vavá, na época em que estava no grupo Karametade), dentre outros. Em 1994, recebeu o prêmio de "Cantor Revelação" como vocalista da banda Araketu.




Nildinha Fonseca e Zé Ricardo do Balé Folclórico da Bahia

BALÉ FOLCLÓRICO DA BAHIA (BFB), única companhia de dança folclórica profissional do país, foi criado em 1988 por Walson Botelho e Ninho Reis e apresenta, desde então, um significativo currículo de atividades, especialmente os prêmios e turnês nacionais e internacionais, além de um considerável prestígio refletido na resposta do público e da crítica especializada.


Natural de Salvador/Bahia iniciou sua carreira como dançarino e percussionista em 1985 no Serviço Social do Comércio-SESC e teve como  Mestre e  formador em Danças Folclóricas, Mestre King. Teve como professores Tânia Bispo, Raimunda Sena e Rosangela Silvestre. 
Apartir de 1987 passou a integrar a entidade como funcionário na função de Instrutor de Percussão, atualmente responde como Diretor Musical  da entidade na área artística.Vindo assim a realizar as direções musicais de todos os espetáculos criados pela área artística realizados no Teatro de Arena do SESC/SENAC/Pelourinho. 
Responsável pela criação da Oficina de Ritmos a qual estuda a os mais variados ritmos percussivos



A trajetória de Nildinha, que também é professora da Funceb (Fundação Cultural da Bahia) e traz no currículo várias turnês nacionais e internacionais, além de vasta experiência com oficinas (só no Vila Verão, projeto do Teatro Vila Velha, tem 15 anos),  daria um bom filme.
Quem a vê no Balé Folclórico exercendo as funções de preparadora técnica de dança afro contemporânea, dançarina/ solista, coreógrafa ou assistente  de coreografia, não imagina que ela começou no grupo como camareira, aos 18 anos. Uma história de amor e dedicação a arte. 


0 comentários: